Bem vindos!

Este espaço é seu! Use-o para comentar sobre suas impressões sobre o livro e outros assuntos correlatos.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Lançamento em Salvador-Bahia

Prezada Ligia Marques,


Parabéns por sua mais nova Obra ' Os Sete Pecados do Mundo Corporativo', toda a nossa equipe leu o livro, aprovado por todos, de fato é um livro precioso, seria muito bom se todas as pessoas tivessem a oportunidade de ler um pouco ou mesmo conhecer o que é citado nesta obra.
Queremos fazer lançamento da sua preciosa Obra aqui em Salvador na Livraria Cultura com a sua presença, acreditamos que desta forma estaremos contribuindo para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo do livro e possivelmente adquiram o livro.

atenciosamente,

Rita Mota - Salvador BA

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Diário de São Paulo 8/2/2011

Especialistas em recursos humanos dizem que algumas falhas chegam a prejudicar carreira. Profissionais devem evitar ainda uso de gírias, gerúndio e termos em inglês fora do contexto. Dicas valem para e-mails, projetos, planilhas, reuniões e até ligações telefônicas
Luciano Cavenagui
DIÁRIO SP




Profissionais que cometem erros de gramática e idiomas podem ser demitidos. Segundo alguns especialistas em recursos humanos (RH), os líderes estão atentos ao conhecimento e comportamento dos colaboradores, não apenas ao desempenho e resultados.

"Várias pessoas já perderam o emprego por causa de um e-mail mal redigido. Por exemplo, uma vírgula ou um ponto que é colocado de forma errada em uma mensagem pode dar margem a várias interpretações", diz Izabel de Almeida, diretora executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos.

Um dos deslizes mais comuns no mundo corporativo é o uso indevido do gerúndio. Expressões como "vou estar fazendo" e "vou estar te mandando o relatório" são vícios que não foram eliminados por muitos funcionários, principalmente os que trabalham na área de call center (telemarketing).

"Mesmo após a exposição desses erros na mídia, que marcaram o setor de telemarketing, diversos profissionais ainda caem na tentação de usar o gerúndio", destaca Izabel.

Pecado capital
"Não saber se comunicar adequadamente é um dos sete pecados capitais da etiqueta corporativa. Erros gramaticais e de linguagem prejudicam a carreira", afirma a consultora Lígia Marques, especializada no ambiente corporativo. Para ela, outro equívoco é a utilização de gírias.

"Essa modalidade de linguagem deve ser evitada ao máximo. Devemos avaliar bem o ambiente e a sua formalidade e lembrarmos que a imagem profissional está sendo constantemente avaliada." Outras gafes são utilizar termos em inglês fora do contexto, pronunciar palavras em outros idiomas de maneira errada e, claro, os erros de português.

Está enganado quem pensa que as mensagens corporativas podem ser redigidas de maneira leve e informal, como os e-mails de uso pessoal, e os textos escritos nas redes sociais, entre elas Twitter e Facebook.

"Os profissionais estão a todo momento passando por avaliações. As redes sociais, por exemplo, refletem características da personalidade. Para quem está procurando emprego, vale lembrar que as empresas fazem pesquisas nas redes para saber se o candidato tem perfil adequado", comenta a diretora da empresa Ricardo Xavier. "Os e-mails fazem parte da imagem profissional", completa Lígia.

Demissão por causa das redes sociais
São vários os casos de colaboradores que foram demitidos por causa
de mensagens e fotos publicadas nas redes sociais, como Orkut, Twitter e Facebook.
Por isso, evite fazer críticas ao chefe
e à corporação, falar
mal dos colegas de trabalho e comentar assuntos internos.
Postar informações
da vida pessoal também
é um erro, ainda mais sobre baladas, bebidas
e relacionamentos. As empresas de recursos humanos (RH) costumam pesquisar o perfil dos candidatos na internet.